As palavras que as crianças destroem,… ou constroem?

Se há coisa que os miúdos fazem quando começam a falar é improvisar, inventar ou até mesmo assassinar palavras. Muitos começam por não dizer os r’s, outros não dizem os l’s, mas a melodias e forma de falar tem pontos comuns a todas as crianças, o que faz com que consigamos reconhecer a chamada linguagem de bebés.

Nós pais, enquanto educadores, vamos corrigindo as palavras de forma a aperfeiçoar a fala dos nossos filhos: “não é cloquete, é cróquete, Crrrrrrróóóquete“, dizia uma mãe há dias num corredor de supermercado, “não há meio de aprenderes”.
A verdade é que há letras que se aprendem apenas com determinadas idades, por isso é bom corrigir, mas sem grandes exageros. Lembre-se que depois de aprender a falar correctamente, nunca mais vai ouvir o seu filho a pronunciar de forma atabalhoada a palavra “Frigorífico”, por exemplo.

Depois há aquela palavra, que cada criança inventa a sua, que os pais não têm vontade de corrigir porque é simplesmente deliciosa.

Estas são apenas alguns exemplos de palavras deturpadas pelas crianças, e partilhadas pelas suas mães.

banhode imersão

biberon

bicicleta

broculos

computador

ferrugento

pipoca

spiderman_45

tiranossauro

canetas

aeroom

5 responses to “As palavras que as crianças destroem,… ou constroem?

  1. É mesmo divertido as palavras que os miúdos inventam. No outro dia, um neto com 3 anos pedia-me que lhe pusesse a gravação do filme “Casca”! Eu pensava que seria algum episódio que eu desconhecesse do Mickey porque ele adora este boneco animado. Depois de quatro ou cinco tentativas mostrando-lhe filmes, percebi finalmente o ele queria ver: uma gravação do filme Madagáscar! Ele olhava para nós, os avós, e dizia o título do filme com um ar tão assertivo que estava admirado que não o tivessemos entendido à primeira!
    Ele devia ter pensado: “imaginem, uma coisa tão fácil e eles não percebiam nada”!!!!

    Gosto

  2. Deixo aqui outro exemplo. o meu filho de 2 anos gostava muito de ver o CD do cicinhoto e de cantar “OI eh cicinhot, …”, que é como quem diz CD do gafanhoto!

    Gosto

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Gravatar
WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s