Celebração do dia Internacional da Biodiversidade

ATIVIDADE   de 17 Maio’14 a 25 Maio’14 | Ver programa @Parques de Sintra ● M/5 ● Gratuito

De 17 a 25 de maio a Parques de Sintra, através do Projeto BIO+Sintra, junta-se ao evento “Pé n’A Terra”, organizando atividades que celebram o Dia Internacional da Biodiversidade. Assim, terão lugar um workshop de anilhagem e comedouros para aves, passeios temáticos para conhecer os líquenes do Parque de Monserrate, os anfíbios do Parque da Pena e as plantas do Convento dos Capuchos.

9_Floresta_creditos_PSML_Emigus

As atividades são gratuitas, mediante inscrição prévia, e dirigidas ao público em geral, tendo como objetivo sensibilizar para a valorização e preservação da biodiversidade. Os participantes podem, assim, tomar contacto com diferentes grupos de valores naturais da Serra de Sintra, aprendendo a distinguir várias espécies e conhecendo a sua importância para o ecossistema, as ameaças a que estão sujeitas e as formas de contribuir para a sua preservação.

 1_Anfibios_creditos_Pedro_Alvito

PROGRAMA

 

17 Maio’14Sábado10h00Os Anfíbios do Parque da Pena 18 Maio’14

Esta atividade consistirá num passeio a pé pelo Parque da Pena, na Serra de Sintra, por um percurso que passa pelos principais lagos, tanques e linhas de água do local. Os participantes serão acompanhados por um técnico de educação ambiental que dará todas as explicações necessárias sobre os anfíbios e as principais ameaças a este grupo de animais. No final haverá construção de abrigos para os anfíbios utilizarem durante a época de estivação.

8_Floresta_creditos_PSML_Emigus

18 Maio’14Domingo10h00Os Líquenes do Parque de Monserrate

Ao longo de um passeio a pé pelo Parque de Monserrate, na Serra de Sintra, os participantes tomarão contacto com os líquenes: o que são e como distinguir os vários tipos? Qual é a sua importância no ecossistema? Esta atividade será guiada por um técnico de educação ambiental que ajudará a responder a estas e outras perguntas e dará todas as informações necessárias para que se possam identificar os vários líquenes que existem em Monserrate.

5_Liquenes_creditos_PSML_Ines_Moreira

24 Maio’14Sábado10h00Workshop de anilhagem e comedouros para aves

Durante esta atividade, os participantes poderão acompanhar todo o processo de anilhagem de aves, desde a colocação da anilha ao registo de todas a biometrias, recebendo explicações detalhadas sobre cada passo. Adicionalmente, aprenderão a distinguir as espécies capturadas e, sempre que possível, a determinar o sexo e idade das aves. Na segunda parte do workshop serão dadas a conhecer formas fáceis e divertidas de aumentar a disponibilidade de alimento para as aves, através da disponibilização de vários tipos de materiais, adequados à faixa etária, para construção de vários tipos de comedouros, que depois se colocarão no espaço exterior.

7_Anilhagem_creditos_Rita_Moreira

25 Maio’14Domingo10h00As Plantas do Convento dos Capuchos 
Percurso pedestre na mata do Convento dos Capuchos com identificação das principais espécies de plantas presentes. Os participantes serão guiados por um técnico de educação ambiental que prestará toda a informação sobre a flora da Serra de Sintra e ajudará na identificação dos exemplares observados. Será dado especial relevo à importância da Floresta Relíquia como valor natural destacado pelo Projeto BIO+Sintra.

3_Anfibios_creditos_PSML_Ines_Moreira

 

  • Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. ● Parque de Monserrate 2710-405 Sintra
  • www.parquesdesintra.pt ●www.facebook.com/parquesdesintra●

Sobre o BIO+Sintra
O Projeto “BIO+Sintra – Redução da pegada de carbono, uma contribuição para valorizar a biodiversidade em Sintra” tem como objetivo a implementação de uma experiência piloto na Paisagem Cultural de Sintra, que possa ser reprodutível noutros locais, e que resulte em mudanças de atitudes com vista à redução das emissões de carbono nas atividades do dia-a-dia. As ações desenvolvidas no âmbito do projeto centram-se na área tutelada pela Parques de Sintra – Monte da Lua, que consiste em 40% da área listada pela UNESCO como Património da Humanidade, o correspondente a aproximadamente 946 hectares.

Sobre a Parques de Sintra – Monte da Lua
A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona.

Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2013, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.700.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros.

São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Gravatar
WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s