ATIVIDADE ● de 17 Maio’14 a 25 Maio’14 | Ver programa ● @Parques de Sintra ● M/5 ● Gratuito ●
De 17 a 25 de maio a Parques de Sintra, através do Projeto BIO+Sintra, junta-se ao evento “Pé n’A Terra”, organizando atividades que celebram o Dia Internacional da Biodiversidade. Assim, terão lugar um workshop de anilhagem e comedouros para aves, passeios temáticos para conhecer os líquenes do Parque de Monserrate, os anfíbios do Parque da Pena e as plantas do Convento dos Capuchos.
As atividades são gratuitas, mediante inscrição prévia, e dirigidas ao público em geral, tendo como objetivo sensibilizar para a valorização e preservação da biodiversidade. Os participantes podem, assim, tomar contacto com diferentes grupos de valores naturais da Serra de Sintra, aprendendo a distinguir várias espécies e conhecendo a sua importância para o ecossistema, as ameaças a que estão sujeitas e as formas de contribuir para a sua preservação.
PROGRAMA
17 Maio’14 ● Sábado ● 10h00 ● Os Anfíbios do Parque da Pena 18 Maio’14 ●
Esta atividade consistirá num passeio a pé pelo Parque da Pena, na Serra de Sintra, por um percurso que passa pelos principais lagos, tanques e linhas de água do local. Os participantes serão acompanhados por um técnico de educação ambiental que dará todas as explicações necessárias sobre os anfíbios e as principais ameaças a este grupo de animais. No final haverá construção de abrigos para os anfíbios utilizarem durante a época de estivação.
18 Maio’14 ● Domingo ● 10h00 ● Os Líquenes do Parque de Monserrate ●
Ao longo de um passeio a pé pelo Parque de Monserrate, na Serra de Sintra, os participantes tomarão contacto com os líquenes: o que são e como distinguir os vários tipos? Qual é a sua importância no ecossistema? Esta atividade será guiada por um técnico de educação ambiental que ajudará a responder a estas e outras perguntas e dará todas as informações necessárias para que se possam identificar os vários líquenes que existem em Monserrate.
24 Maio’14 ● Sábado ● 10h00 ● Workshop de anilhagem e comedouros para aves ●
Durante esta atividade, os participantes poderão acompanhar todo o processo de anilhagem de aves, desde a colocação da anilha ao registo de todas a biometrias, recebendo explicações detalhadas sobre cada passo. Adicionalmente, aprenderão a distinguir as espécies capturadas e, sempre que possível, a determinar o sexo e idade das aves. Na segunda parte do workshop serão dadas a conhecer formas fáceis e divertidas de aumentar a disponibilidade de alimento para as aves, através da disponibilização de vários tipos de materiais, adequados à faixa etária, para construção de vários tipos de comedouros, que depois se colocarão no espaço exterior.
25 Maio’14 ● Domingo ● 10h00 ● As Plantas do Convento dos Capuchos ●
Percurso pedestre na mata do Convento dos Capuchos com identificação das principais espécies de plantas presentes. Os participantes serão guiados por um técnico de educação ambiental que prestará toda a informação sobre a flora da Serra de Sintra e ajudará na identificação dos exemplares observados. Será dado especial relevo à importância da Floresta Relíquia como valor natural destacado pelo Projeto BIO+Sintra.
- Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. ● Parque de Monserrate 2710-405 Sintra
- www.parquesdesintra.pt ●www.facebook.com/parquesdesintra●
Sobre o BIO+Sintra
O Projeto “BIO+Sintra – Redução da pegada de carbono, uma contribuição para valorizar a biodiversidade em Sintra” tem como objetivo a implementação de uma experiência piloto na Paisagem Cultural de Sintra, que possa ser reprodutível noutros locais, e que resulte em mudanças de atitudes com vista à redução das emissões de carbono nas atividades do dia-a-dia. As ações desenvolvidas no âmbito do projeto centram-se na área tutelada pela Parques de Sintra – Monte da Lua, que consiste em 40% da área listada pela UNESCO como Património da Humanidade, o correspondente a aproximadamente 946 hectares.
Sobre a Parques de Sintra – Monte da Lua
A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona.
Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.
Em 2013, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.700.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros.
São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.