Kindermusik With Ana & You

ANA ALMEIDA, LISBOA, Diretora de Kindermusik With Ana & You

Revejo no trabalho com crianças, um prazer imenso!… O sorriso espontâneo de uma criança não tem comparação com nada, é a maior gratificação que encontro no que faço.

Ligada à Educação de Infância, sempre me preocupei com a importância da estimulação precoce e da importância de potenciar o desenvolvimento do cérebro do bebé. Um bebé bem estimulado, irá sem dúvida responder melhor aos desafios de adaptação e resposta no meio em que está inserido.

Foi num dia em que procurava projetos inovadores e diferentes, que descobri aquele que me fez abraçar novos desafios. O ensino de línguas através da música e do movimento, num projeto que engloba pais e familiares no processo de ensino das crianças… começando em bebés!

“Uau!!! Mas isto é fantástico” – pensei eu! E sem hesitar, pedi informações através do Site de Kindermusik International.

Mas… quem é Kindermusik International?

Kindermusik, é uma marca de reconhecimento mundial, líder no ensino de música e movimento em Inglês, para crianças dos 0 – 7 anos. Kindermusik está presente em mais de 66 países, sendo lecionado por mais de 5.000 educadores. Fundada em 1978, podemos afirmar que o trabalho realizado tem mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de currículos baseados nas mais recentes pesquisas sobre o desenvolvimento infantil e com permanente atualização.

As atividades estimulam a mente e o corpo da criança, através da componente lúdica, da música e da introdução bilingue (inglês).

A metodologia seguida baseia-se nos princípios educacionais de música de Orff, Kadály, Laban e Dalcroze e em fundamentos de especialistas em desenvolvimento infantil, tal como Piaget, Montessori, Greenspan e Brazelton.

Os programas são desenvolvidos após pesquisas que demonstram que através da música, a criança consegue ficar apta para uma estimulação integral, ao nível das competências que desenvolve, nomeadamente ao nível do desenvolvimento da linguagem num ambiente bilingue, nos desenvolvimentos físico-motor, cognitivo, social, emocional e musical.

A título de exemplo, deixo algumas referências aos benefícios que a atividade de música promove nos bebés e crianças:

1. Dançar, balançar ao som e ritmo musical favorecem o sistema vestibular da criança, ou seja, é o sistema responsável por auxiliar o cérebro a entender a gravidade, a adquirir equilíbrio e a desenvolver a consciência espacial.

2. O “steady beat” ajuda a criança a adquirir capacidade de caminhar sem esforço, falar expressivamente, ler com fluidez e regular movimentos repetidos.

3. A utilização de instrumentos musicais promove o desenvolvimento das competências psicomotoras finas, ou seja, o movimento de segurar utilizando os dedos polegar e indicador vão permitir uma futura utilização correta do lápis, da caneta, da tesoura…

4. Jogos de vocalização colocam os bebés em contacto com sons da língua utilizada e ensinam-lhes a estrutura da comunicação verbal.

5. A música desenvolve habilidades de escuta discriminatória dos bebés, através da audição de sons de vários instrumentos e de vozes que cantam. A capacidade de detetar e distinguir sons, colocam os bebés no caminho de receção e aperfeiçoamento da linguagem.

6. Dançar e movimentar-se com música proporciona ao bebé e à criança adquirir consciência espacial, coordenação óculo-manual e coordenação visual, que é um processo fundamental para a escrita e leitura.

7. Participar em atividades musicais em grupo favorece o desenvolvimento social e emocional da criança, pois quando cantamos, batemos palmas, saltamos ou dançamos com os bebés em grupo, proporcionamos experiências facilitadoras do vínculo socio-emocional.

8. Ouvir música suave ajuda a criança a relaxar.

9. Incorporar a palavra com o movimento aumenta a compreensão da criança, sobre o conceito introduzido, mesmo antes que o bebé possa falar.

10. Os benefícios da música são tão grandiosos, como permitirem que o cérebro da criança processe e retenha mais facilmente a informação, saiba regular o comportamento e fazer as suas escolhas, saiba resolver problemas, planear e adaptar- se às novas exigências intelectuais.

A vantagem das aulas Kindermusik, é que a introdução à língua inglesa é trabalhada simultaneamente e, de forma apelativa e muito lúdica, as crianças emergem num ambiente facilitador das aprendizagens.

De facto, aprender uma segunda língua quando a criança tem uma idade inferior a 7 anos, é cognitivamente tão fácil como a aprendizagem de uma primeira língua, permitindo que a criança se sinta tão confortável a falá-la, como se fosse “nativo” dessa língua.

Igualmente, crianças que estão a aprender uma segunda língua, apresentam melhorias na linguagem e alfabetização da sua língua nativa, incluindo, o desenvolvimento do vocabulário.

Aprender Inglês como segunda língua potencia positivamente o desenvolvimento cognitivo das crianças, além do que as prepara para viver e trabalhar numa sociedade cada vez mais globalizada.

E… que mais posso dizer? Posso deixar o convite para virem conhecer e experimentar uma aula GRATUITA com os vossos bebés e/ou com os vossos filhos! Para tal, basta telefonar ou enviar um e-mail a agendar, e dizer que são seguidores da Up To Lisbon Kids.

Kindermusik With Ana & You ●  Rua Amalia Rodrigues 23B, Quinta da Parreirinha, Expo Norte ● 91 675 17 97 ● [email protected] ● Siga-nos no Facebook ● Visite o nosso site aqui ●

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Gravatar
WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s