A Importância da Música na Aprendizagem de uma Língua

O nosso dia a dia é enriquecido e estimulado com música. Seja no carro, em transportes públicos, no trabalho, através da televisão ou em casa estamos permanentemente rodeados de sonoridades que, mesmo de forma passiva, nos estimulam e desenvolvem.

Também na aquisição de uma língua, materna ou estrangeira, a música desempenha um papel fundamental. Não é por acaso que as pessoas cantam para os bebés, que existem músicas especificas para bebés e que todos os programas infantis são baseados em canções ou sonoridades. De facto, o ritmo das canções possibilita uma aprendizagem mais fácil e natural através da memorização de sons e rimas. Os bebés e crianças aprendem a cantar através da repetição dos sons, mesmo que na maioria das vezes não compreendam o significado das palavras que estão a cantarolar.

Esta metodologia, reconhecida pelo seu sucesso no ensino precoce da língua inglesa, baseia-se no método musical Suzuki utilizando nas aulas mais de 700 canções originais exclusivas, compostas de acordo com os propósitos linguísticos e necessidades da faixa etária em questão.

Ao memorizarem as músicas em inglês as crianças não só adquirem uma pronúncia natural e correta como associam os significados às palavras ensinadas nas aulas. Tendo em especial consideração a importância da música no desenvolvimento da linguagem todos têm à sua disposição, um canal de músicas exclusivas no youtube, destinado aos mais novos [aqui] e uma estação de rádio online [aqui] para os mais velhos.

Por Mariana Torres, Helen Doron National Franchisor Portugal
para Up To Lisbon Kids®

Todos os direitos reservados®
 Helen Doron
Num momento em que todas as escolas apenas se preocupavam em ensinar a língua através da leitura e da escrita, aquilo que a pedagoga Helen Doron quis demonstrar foi que a capacidade de ler e escrever é diferente da de falar e compreender.
Rompendo com os métodos de ensino tradicionais, Helen Doron, fez com que muitas crianças aprendessem a falar inglês antes mesmo de saberem ler e escrever, tal e qual como se se tratasse da sua língua mãe.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Gravatar
WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s