Tem circulado pela Internet um texto sobre as 11 regras de vida proferidas por Bill Gates num discurso numa escola secundária. Diz-se que chegou de Helicóptero entrou na sala, e em menos de 5 minutos, leu as onze notas que teria escrito no seu notebook . A plateia aplaudiu de pé ao longo de 10 minutos sem parar. Bill Gates agradeceu e abandonou a sala.
Na verdade, essas regras foram escritas por Charles Sykes, autor do livro “50 Rules – Kids Won’t Learn in School”, um educador preocupado em preparar os nossos filhos para um futuro real. Charles Skyes defende que a proteção excessiva das crianças e o ensino politicamente correto normalmente aplicado nas escolas, tem criado uma geração de crianças sem noção da realidade e acredita que devemos prepará-los-los para o fracasso no mundo real.
Transcrevemos aqui 11 das 50 regras que Charles Sykes recomenda que ensinemos aos nossos filhos:
- A vida não é justa, habitua-te…
- O mundo não está preocupado com a tua auto-estima. O mundo espera que alcances objetivos independentemente de te sentires bem ou não contigo próprio.
- Não vais ganhar 40 mil €/ano logo que acabes a escola. E não vais ser vice-presidente de uma empresa e ter carro, a não ser que trabalhes para os merecer.
- Se achas que o teu professor é maldoso, espera até teres um chefe. Este sim, não terá pena de ti.
- Virar frangos ou hamburgers nas férias não é nenhuma vergonha. Os teus avós tinham uma palavra diferente para isso: oportunidade.
- Se fizeres asneira e fracassares em qualquer objetivo da tua vida, os teus pais não têm a culpa. Não te queixes dos teus erros, assume-os e aprende com eles.
- Antes de nasceres, os teus pais não eram tão aborrecidaos como agora. Eles só ficaram assim depois de terem contas por pagar, depois de terem de arrumar o teu quarto e ouvir-te dizer o quão idealista és. Antes de tentar salvar a floresta virgem, experimenta arrumar primeiro o teu quarto.
- Na escola tenta-se minimizar a as diferenças entre vencedores e perdedores, mas na vida real não é bem assim. Na escola dão o máximo de oportunidades até conseguires a resposta certa, a nota positiva, o passar de ano. Podes até ter de repetir um ano. na vida real, se errares és despedido.
- A vida não é dividida em semestres. Não terás sempre os Verões livres, e muito poucos (ou nenhuns) empregadores estarão interessados em ajudar-te a “encontrares-te”. Faz isso na idade certa.
- Televisão é bem diferente da vida real. Na vida real, as pessoas têm que sair do café e ir trabalhar.
- Sê simpático com os Nerds. Há uma grande hipótese de vires a trabalhar para um deles.
Traduzido e adaptado por Up To Lisbon Kids®
Todos os direitos reservados